Calça de sarja: vantagens e cuidados na hora de usar

Ela não é tão básica e coringa como o jeans, mas não carrega a formalidade do social e pode se encaixar facilmente no seu visual do dia a dia. Estamos falando da calça de sarja, item não tão comum no armário masculino, mas que cai bem com muitas outras peças. 

Preparamos uma lista com as vantagens e alguns cuidados necessários na hora de usar a sarja. Você vai ver que ela funciona melhor no uso diário do que imaginava. 

USE BEM AJUSTADA 

Atenção: bem ajustada não significa apertada. Apenas use sua calça de sarja na medida certa, com um caimento legal no quadril e nas pernas. Justa ou folgada demais não fica bom, principalmente no segundo caso, que cria a impressão de desleixo com a sua roupa. PREFIRA CORES NEUTRAS

Apesar da variedade de cores no mercado atualmente, é sempre melhor apostar em peças mais neutras. Elas permitem um número maior de combinações e oferecem menos riscos ao seu visual do que as cores mais vivas, que basicamente ficam restritas ao verão.

CORES VIVAS E OS GORDINHOS

Sobre o uso das cores vivas já explicamos um pouco no tópico anterior. Mas aqui vai uma dica para os gordinhos: evite as cores claras e muito chamativas. Elas vão ressaltar pernas e coxas grossas, o que não é interessante. Opte por cores mais escuras, que ajudam a esconder os excessos e combinam com mais variações.

DEMOCRÁTICA COM OS CALÇADOS

A calça de sarja é tão democrática quanto o jeans no momento de escolher um calçado. Pode usar tênis, bota, sapato… Com a barra dobrada, como muitas vezes os homens usam, fica melhor um calçado mais clássico e menos ousado.

ESTILO FORMAL

Em uma combinação mais formal, a calça de sarja é uma ótima opção. Ela não carrega a informalidade do jeans e também não faz necessário o uso de uma calça social avulsa para dar seriedade. Ou seja, ao mesmo tempo ela dá certa formalidade mas não pesa no visual. Fica boa com uma camisa e um cinto discreto.

VISUAL INFORMAL

Se não quiser usar camisa, blazer e sapato mais formal, a calça de sarja possibilita combinações informais também e é por isso que ela é uma boa peça para ter no armário. Uma camiseta lisa ou com listras fica bacana, busque evitar estampas ou camisetas coloridas demais.